Covid-19 - Boletim Informativo da Prefeitura de Cristalina - 24/05



Hoje é dia 24 de maio e estamos de volta com mais um boletim epidemiológico.


Só o conteúdo oficial esclarece suas dúvidas e ajuda salvar vidas. Portanto, acompanhe as mídias oficiais e evite divulgar notícias falsas.


A Comissão de Enfrentamento, preocupada com a transparência e empenhada em orientar e dar informações a população, quer saber qual a sua dúvida, sugestão ou crítica. Aproveite essa página e nos faça uma pergunta, pois estaremos respondendo e esclarecendo, diariamente.



PERGUNTE QUE A COMISSÃO TE RESPONDE


Pergunta da Márbilla: Das 167 pessoas que tiveram alta do monitoramento, só 37 fizeram o exame? E as outras? Foram casos leves de síndrome gripal, mas quem garante que elas não tiveram Covid-19 na forma branda?


Resposta: Felizmente, praticamente 80% da população terá a forma leve ou assintomática do Coronavirus. Então, inclusive de acordo com a Organização Mundial de Saúde e protocolos do Ministério da Saúde, medidas de suporte e isolamento por 14 dias já levam essas pessoas à cura da doença e a não transmissão do vírus para demais pessoas, se todas as orientações forem seguidas corretamente.


É uma realidade mundial a escassez de exames e, no Brasil, não é diferente, pois assim é priorizada a realização somente nas pessoas com critérios de gravidade. Mas, informamos, estão sendo realizados tanto exames de teste rápido quanto de swab nas pessoas que se enquadram nesses critérios.


Provavelmente nos próximos meses as testagens irão aumentar, uma vez que o Ministério da Saúde tem falado em uma maior oferta dos testes, porém, ainda não é realidade no município testagem em massa.


Então, é por isso que reforçamos mais uma vez a necessidade do isolamento social e a obrigatoriedade do isolamento domiciliar, por 14 dias, para as pessoas com sintomas, porque realmente podem ser portadoras do Coronavírus e disseminá-lo, caso não sigam as orientações. Vamos ser responsáveis.



INFORME EPIDEMIOLÓGICO


Acompanhe a imagem do painel de casos do Coronavírus, com dados atualizados diariamente às 18 horas.


Continuamos contabilizando cinco casos confirmados, sendo um óbito, dois curados e dois confirmados de pacientes que estão em isolamento, acompanhamento e tratamento, em domicilio.


No momento estão sendo acompanhadas 95 pessoas, de casos leves de síndrome gripal ou que tiveram contato com algum paciente confirmado de Coronavírus.


Estamos aguardando um resultado de exame laboratorial, coletado devido à maior gravidade de sintomas gripais, seguindo protocolos. Temos 37 exames que já foram descartados.


Até o momento contabilizamos 163 pessoas que tiveram alta do monitoramento após completarem 14 dias sem agravamento dos sintomas e reabilitadas das suas enfermidades.







3 visualizações

> Site criado com orgulho pela Agência EIXO

Todos os direitos reservados à ACAIC. 2020